Cursos e Palestras

 A Associação Comercial e Industrial de Jacundá - ACIJ, em parceria com Associação de Contadores promoveram, nesta sexta-feira (08), um curso com o tema “Prática e Fechamento do eSOCIAL, EFD REINF E DCTFWEB”, voltado para  Contadores, Profissionais responsáveis pelo fechamento da folha e retenções, Auxiliares, Assistentes de Empresas Contábeis, Profissionais de Administração de Pessoal, acadêmicos de ensino superior dos cursos Administração de Empresas, Recursos Humanos, Direito, Contabilidade e outras áreas afins. O Curso  contou com a presença de 25 participantes.


O curso teve como objetivo demonstrar aos participantes de maneira prática e didática, em software de fiscal e de folha de pagamento e também pelos portais Web, a nova lógica de fechamento da folha de pagamento e retenções da pessoa jurídica sob a ótica do eSocial, EFD REINF e DCTFWeb.


O eSocial é um novo sistema de prestação de informações ao Governo Federal que tem o objetivo de tornar os processos dentro das empresas mais transparentes e menos complicados. O eSocial já é realidade. Cada dia que passa, mais e mais empresas são obrigadas a usar o eSocial. Micros, pequenas, médias e grandes empresas não importa o tamanho. 


Apesar de muita gente confundir o eSocial com um novo regime tributário, a realidade é que trata-se apenas de uma unificação das informações trabalhistas. Ou seja, trabalhadores celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários e sem vínculo empregatício terão suas informações registradas no eSocial. Com o envio dessas informações, de forma gradativa, teremos a substituição de 15 obrigações legais que atualmente são obrigatórias.


O Curso contou com a presença de dois ilustres palestrantes convidados pela ACIJ, o Srº Marco Macêdo, que já ministrou um curso em Junho de 2018  e o Srº Joel Monteiro, ambos destacaram a importância da base jurídica do eSocial e de que forma as informações serão repassadas para o sistema. 


Macêdo esclareceu quais os documentos necessários para concluir os procedimentos, as deduções legais, qual a forma de adesão ao eSocial e os impactos da reforma trabalhista.


No entanto, com a entrada em operação do novo sistema, o caminho será único. Todos esses dados, obrigatoriamente, serão enviados ao Governo Federal, exclusivamente, por meio do eSocial Empresas

Exibindo 5 resultados